#27 – O que é MicroSaaS, com Bruno Okamoto

No episódio 27 do Projeto SaaS, os anfitriões Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes, fundadores do Reportei.com, conversam com Bruno Okamoto sobre MicroSaaS. 

Neste artigo, exploraremos o que é MicroSaaS, as diferenças entre SaaS, o mercado de fusões e aquisições, além de como um MicroSaaS pode enfrentar os riscos de ser substituído. 

Também discutiremos como esse modelo pode ser uma jornada de aprendizado para empreendedores, e apresentaremos um guia básico para criar um MicroSaaS bem-sucedido.

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Bruno Okamoto
Empreendedor apaixonado, com amplo conhecimento da economia criativa e modelos de negócios de tecnologia, é co-fundador da EUNERD e está construindo o ecossistema brasileiro de MicroSaaS.
Okamoto atua como mentor, conselheiro e membro de conselhos de empresas de tecnologia em estágio inicial. Também é co-autor do livro “Como Validar um Micro-SaaS”, no qual compartilha insights para o crescimento e sucesso de outros empreendedores.

O que é um MicroSaaS

No mundo empresarial atual, a indústria de software tem se mostrado extremamente lucrativa e inovadora. E um dos conceitos em ascensão é o MicroSaaS, uma abordagem mais enxuta e especializada do já conhecido Software as a Service (SaaS). 

O MicroSaaS é uma versão mais compacta e especializada do modelo de negócios SaaS. Em essência, ele oferece um software como serviço, mas com foco em atender necessidades específicas de algum nicho de mercado. 

Enquanto o SaaS tradicional tende a ser uma solução ampla que atende a diversos setores e demandas, o MicroSaaS é altamente segmentado, direcionando-se a um grupo de usuários bem específico. 

Essa abordagem permite que os criadores de MicroSaaS foquem em proporcionar uma experiência mais aprofundada e adequada às necessidades de seus clientes.

“A maior diferença de um MicroSaaS e de um SaaS está muito mais atrelada ao mindset do founder (…) O MicroSaaS sempre vai ser micro se o founder decidir que assim seja. Por exemplo, eu tenho uma extensão do [Google] Chrome e eu vendo a 5 dólares por mês. E, da noite para o dia, esse MicroSaaS rende 8 mil, 10 mil dólares, eu tenho a opção de investir essa grana, contratar funcionário e até usar esse dinheiro para adquirir outras extensões”.  (Bruno Okamoto, fundador da comunidade MicroSaaS) 

Como um MicroSaaS sobrevive aos riscos de ser substituído?

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No mercado de MicroSaaS é preciso se diferenciar e prezar pela solução para o cliente.

Um dos principais desafios enfrentados pelos MicroSaaS é a ameaça de serem substituídos por soluções mais robustas ou por concorrentes com recursos adicionais. 

Para sobreviver a esse risco, é crucial que os MicroSaaS se concentrem em construir um produto altamente especializado, focado em atender de maneira excepcional aos problemas específicos dos clientes. 

Além disso, uma comunicação clara dos benefícios exclusivos do MicroSaaS e a criação de uma base sólida de clientes leais também são fundamentais para a sustentabilidade a longo prazo.

Também é importante investir em um excelente atendimento ao cliente e suporte personalizado. Clientes satisfeitos são mais propensos a permanecer fiéis, mesmo que surjam alternativas.

Para isso é preciso estar disposto a alterar e melhorar constantemente o produto com base em feedbacks dos clientes e nas tendências do mercado.

Leia mais: Pivotando SaaS: como sobreviver em situações adversas

Diferenças do mercado de M&A internacional e o brasileiro

Outro ponto de atenção com a concorrência é que o mercado de fusões e aquisições de MicroSaaS varia significativamente entre o cenário internacional e o brasileiro. 

Internacionalmente, investidores e empresas estão mais familiarizados e abertos a negócios dessa natureza, criando um ambiente propício para a expansão e consolidação do mercado. 

No Brasil, embora o mercado esteja crescendo, ainda é menos maduro, com menos ofertas e maior cautela por parte dos investidores. Entretanto, esse cenário também abre oportunidades para negócios promissores e empreendedores visionários.

Dessa forma, se unir a outras empresas, incluindo seu MicroSaaS como parte de uma solução mais robusta, é uma opção que deve ser levada em consideração. A Acquire, por exemplo, tem a proposta de simplificar a compra e venda de startups, conectando compradores e vendedores online como em um marketplace. 

“Você montou uma startup, não chegou onde você queria, já tinha gasto uma grana (…) E aí, quais são suas opções hoje? Fechar o business, ficar endividado? Não tem muita opção, sabe. (…) [O Brasil] ainda tem muito o que construir ‘pra’ gente chegar no ponto de ter um marketplace de M&A”. (Bruno Okamoto, fundador da comunidade MicroSaaS)

Dicas práticas para criar um MicroSaaS

Criar um MicroSaaS bem-sucedido requer uma abordagem estratégica e bem planejada. Os passos iniciais incluem identificar um nicho com demanda não atendida e realizar pesquisas detalhadas para entender as necessidades dos clientes.

Se você está considerando embarcar na jornada de criar um MicroSaaS, aqui estão algumas dicas práticas para orientar você:

  1. Validação: Antes de investir recursos significativos, valide sua ideia com clientes em potencial para garantir que ela resolva um problema real. Comece com uma versão mínima viável (MVP) e evolua conforme o feedback dos usuários.
  1. Marketing direcionado: Utilize estratégias de marketing direcionadas ao seu público-alvo específico. Por isso também a importância de uma boa pesquisa de mercado, para que a persona já esteja idealizada e ajude a conduzir as estratégias.
  1. Excelência operacional: Mantenha um alto padrão de qualidade em todas as etapas, desde o desenvolvimento até o atendimento ao cliente. Ainda que não seja o produto final que oferecerá ao público, é bom lembrar que a primeira impressão fideliza ou repele um cliente.
  1. Parcerias estratégicas: Considere parcerias que possam impulsionar o crescimento do seu MicroSaaS.

Desenvolver uma solução eficiente e especializada significa implementar estratégias direcionadas para atrair os clientes certos. Além disso, é importante estar preparado para inovar quando necessário e manter o negócio relevante e competitivo.

Leia também: Como construir um SaaS em um mercado concorrido em 5 direcionamentos

Aproveite o processo

Para empreendedores, criar um MicroSaaS pode ser mais do que apenas um negócio lucrativo. É uma oportunidade de aprendizado contínuo, onde os desafios diários e a busca por soluções inovadoras proporcionam um terreno fértil para crescimento pessoal e profissional. 

Cada obstáculo superado, feedback recebido e atualização implementada ajudam a aprimorar as habilidades empreendedoras e a compreensão do mercado.

O MicroSaaS é uma abordagem inteligente e promissora para empreendedores que buscam criar soluções altamente especializadas e personalizadas para necessidades de mercado específicas. 

Também por isso é uma oportunidade de aprendizado contínuo e de crescimento, além de ser uma opção viável no mercado de fusões e aquisições. 

Se você está considerando ingressar no mundo do MicroSaaS, lembre-se de focar na excelência do produto, na lealdade dos clientes e na adaptação constante para alcançar o sucesso nesse setor do mercado de SaaS.

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O cast foi criado para fomentar o mercado SaaS no Brasil e, para isso, traz profissionais experientes para discutir assuntos importantes na construção e crescimento de um produto SaaS. 

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