No episódio #16 do Projeto SaaS, Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes,sócios no Reportei.com, conversam com Alison Zigulich, fundador da GreatSoftwares, sobre como construir um SaaS em um mercado concorrido.
Este artigo vai explorar alguns pontos cruciais que devem ser considerados nesse processo e fornecer um guia para ajudá-lo a ter sucesso nessa empreitada.
Alison Zigulich
Fundou e lidera a GreatSoftwares, empresa que desenvolve o GreatPages e GreatStudio, utilizados em mais de 130 mil sites em 60 países. Além disso, é mentor de sucesso que ensina estratégias de crescimento e já ajudou mais de 18 mil empresas de diferentes tamanhos em 12 anos com sua metodologia Ciclo Acelerar.
Tenha um plano bem estruturado
O primeiro passo de como construir um SaaS em um mercado concorrido é ter um plano bem estruturado.
Para isso, é necessário avaliar a concorrência e identificar as lacunas no mercado que você pode preencher. Além disso, é importante definir o público-alvo e suas necessidades específicas, para criar um produto que atenda às suas demandas.
Outro aspecto crucial do planejamento é definir os recursos e funcionalidades que o seu SaaS oferecerá. Por exemplo, diferenciar seu produto dos concorrentes, criando recursos exclusivos que atendam seu público-alvo.
Com um plano sólido em mãos, você está pronto para iniciar o desenvolvimento do seu SaaS e começar a trabalhar na construção do seu modelo de negócio.
Valide sua ideia de SaaS
Antes de investir tempo e recursos em um SaaS, é essencial validar sua ideia. A validação garante que sua ideia é viável e tem potencial para gerar receita.
Existem várias formas de validar uma ideia de SaaS, como pesquisar e analisar as tendências e demandas do mercado, para identificar oportunidades para um novo SaaS. Uma pesquisa bem-feita pode ajudá-lo a descobrir como se diferenciar dos concorrentes, por exemplo.
Digamos que você queira construir um SaaS para gerenciamento de projetos de equipe. Você pode validar sua ideia pesquisando os concorrentes existentes e analisando os recursos e funcionalidades que eles oferecem.
De outra forma, se você quer construir um SaaS em um mercado concorrido oferecendo serviços financeiros, pode validar sua ideia pesquisando a demanda por esses serviços no mercado.
Em seguida, você pode criar um MVP para testar sua ideia com clientes reais e obter feedback sobre o que funciona e o que não funciona. O Produto Mínimo Viável (MVP) é outra forma de validação a partir de um protótipo apenas com os recursos e funcionalidades mais importantes do seu SaaS.
Pesquise o mercado
Para construir um SaaS em um mercado concorrido é fundamental conhecer esse mercado, os concorrentes e o público-alvo para a ideia planejada. Isso permitirá que você faça ajustes e adaptações para que seu produto/serviço seja relevante e competitivo.
Alguns passos para pesquisar o mercado incluem levantar os principais concorrentes e definir uma persona, que é um perfil semi-fictício formando o cliente ideal para o seu SaaS.
- Identifique os concorrentes existentes: pesquise — no Google e em outras plataformas relevantes para o seu nicho de mercado — para identificar os concorrentes existentes. Analise os recursos e funcionalidades que eles oferecem, por exemplo, e os pontos fortes e fracos. A técnica de análise SWOT pode ajudar nessa fase.
- Analise o mercado-alvo: é imprescindível conhecer o público para o qual você quer vender. Faça uma pesquisa sobre as necessidades e desejos do seu mercado, as tendências do setor, e as expectativas do público em relação a produtos/serviços semelhantes.
- Crie um plano de marketing: com base na pesquisa de mercado, crie estratégias de segmentação de público, táticas para aquisição de clientes e meios de comunicação efetivos.
Precificando para construir um SaaS em um mercado concorrido
Definir uma estratégia de precificação vai contribuir para o sucesso do seu SaaS em um mercado concorrido, ajudando a maximizar o lucro e a retenção de clientes.
Ao definir seu modelo de precificação, é importante considerar todos os custos associados ao desenvolvimento, hospedagem e manutenção do seu SaaS. Considere também os custos indiretos, como despesas de marketing e vendas.
No entanto, em vez de apenas basear seus preços nos custos, considere o valor que seu SaaS entrega aos clientes. Se o seu SaaS oferecer um conjunto exclusivo de recursos e funcionalidades, você pode justificar preços mais altos, por exemplo.
Além disso, considere um modelo de cobrança recorrente, como a assinatura mensal ou anual, que são boa opção para SaaS. Esse modelo pode ajudar a garantir uma receita consistente, além de incentivar a retenção de clientes a longo prazo.
Leia também: Como migrar da venda única para a recorrente
Outra forma de adequar a precificação é oferecer pacotes de preços escaláveis que permitam que os clientes paguem apenas pelo que precisam. Isso pode ajudar a atender a diferentes necessidades, além de fornecer uma oportunidade para upselling.
Também é necessário monitorar os preços dos concorrentes para garantir que os seus sejam competitivos. Você pode usar isso como ponto de referência para ajudar na precificação
Construa uma boa oferta
Uma oferta competitiva é essencial para se destacar no mercado de SaaS e atrair novos clientes. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a criar uma oferta forte e diferenciada:
- Ofereça recursos exclusivos: ferramentas que um concorrente não oferece pode ajudar a destacar sua oferta no mercado e atrair novos clientes.
- Tenha um bom suporte ao cliente: isso ajuda a garantir a satisfação do cliente e a diferenciar seu produto/serviço no mercado.
- Garanta uma experiência de usuário excelente: certifique-se de que a interface, instalação ou implementação sejam intuitivas e fáceis. Isso satisfaz a expectativa do cliente desde o início e incentiva a fidelidade e até mesmo recomendação.
- Mantenha-se atualizado: estar por dentro das tendências do mercado garante que seu produto e serviço estejam atualizados e sejam competitivos e relevantes.
Com a crescente demanda por soluções em nuvem, o mercado de SaaS está cada vez mais competitivo, o que pode ser desafiador. No entanto, com um plano bem estruturado e conscientização dos riscos envolvidos, é possível criar um SaaS de sucesso.
É importante lembrar que a chave para o sucesso em um mercado concorrido é oferecer algo único e valioso aos seus clientes, criando um diferencial competitivo. Dedique tempo e esforço para definir sua estratégia e garantir que todos os passos estejam alinhados com seus objetivos de negócios.
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O Projeto SaaS é um podcast voltado para empreendedores e entusiastas de Software as a Service (SaaS).
O cast foi criado para fomentar o mercado SaaS no Brasil e, para isso, traz profissionais experientes para discutir assuntos importantes na construção e crescimento de um produto SaaS.
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