Nos episódios #23 e #24 do Projeto SaaS, Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes, fundadores do Reportei.com, conversam com Matt Montenegro, fundador da Pingback, ferramenta para criar, engajar, gerenciar, mensurar e monetizar uma newsletter.
Anfitriões e convidado vão discutir sobre o mercado de startups, comunidades e o layoff, como lidar com essa situação e reinventar a empresa em um momento de crise.
O episódio foi dividido em duas partes, ouça completo
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Matt Montenegro
Empreendedor brasileiro, cofundador e CEO da Pingback, uma empresa inovadora que está transformando a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Foi CEO da VidMonsters, uma empresa de sucesso adquirida pela Hotmart. Matt também é criador da Vida de Startup, uma newsletter em que compartilha insights e experiências sobre a vida empreendedora.
Ele também é o fundador do Beved, um mercado livre de cursos online que ultrapassou mais de 30.000 alunos e gerou aproximadamente R$1.000.000,00 em ganhos para seus professores. É membro da comunidade de startups de Belo Horizonte e do San Pedro Valley, uma comunidade auto gerenciada de startups na região metropolitana de BH, e participou do videocast Terceiro Turno.
O começo de conteúdo sobre startup
O mercado brasileiro de startups tem passado por uma evolução significativa desde o início dos anos 2000. Nessa época, o país começou a despontar como um polo de inovação, impulsionado pelo crescimento da internet e da tecnologia.
A chegada de novas empresas de tecnologia e a facilidade de acesso a recursos digitais abriram portas para empreendedores criarem startups disruptivas.
No cenário de SaaS, em especial, houve um crescimento expressivo nas últimas duas décadas. O modelo de negócio baseado em assinaturas e acesso à tecnologia por meio da nuvem ganhou popularidade entre as empresas brasileiras.
Com o SaaS, as empresas puderam adotar soluções tecnológicas de alta qualidade sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.
Desde então, inúmeras startups de SaaS surgiram no Brasil, oferecendo soluções para diversos setores, como finanças, recursos humanos, marketing, atendimento ao cliente e gestão empresarial.
Nesse contexto, o convidado do episódio, Matt Montenegro, empreende há pouco mais de uma década, sempre voltado para o mercado digital e de startups, tendo feito seu primeiro estágio formal na área em 2002.
Desde então, trabalhou em diversos projetos no setor, como na Via6, terceira maior rede social do Brasil em 2008, voltada para o networking. A startup também foi berço de outros empreendedores além de Montenegro, como alguns dos fundadores da TakeBlip e os da Rock Content.
A partir desse networking também surgiu o videocast Terceiro Turno.
“Quando a Rock [Content] estava no começo o Diego [Gomes, fundador da Rock Content] morava próximo a mim em Belo Horizonte, e a gente saía para andar de bicicleta na Lagoa da Pampulha e conversávamos bastante sobre negócios. E uma vez ele fez um convite, que queria começar uma espécie de podcast”. (Matt Montenegro, cofundador da Pingback)
A ideia do nome é bem autoexplicativa, afinal, gravar o podcast seria como um terceiro turno para eles que, juntamente com Gustavo Caetano e Bernardo Cunha mantiveram o canal no YouTube por alguns anos compartilhando suas experiências e dicas como empreendedores.
Ao longo dos anos, o mercado brasileiro de startups e SaaS tem se tornado mais maduro e competitivo. Empresas nacionais têm alcançado sucesso e reconhecimento não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.
O país tem se destacado como um hub de tecnologia e empreendedorismo na América Latina, atraindo investimentos e talentos de todo o mundo. As perspectivas são positivas, e espera-se que o setor continue a se expandir e a contribuir significativamente para a economia do país.
➡ Leia também: Vivendo um M&A: como é vender seu SaaS?
San Pedro Valley em Belo Horizonte
O San Pedro Valley é uma comunidade auto-gerenciada de startups localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Conhecido como o “Vale do Silício brasileiro”, o San Pedro Valley tem desempenhado um papel importante no fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação na região.
A comunidade, composta por empreendedores, investidores e profissionais de tecnologia, busca promover a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e o crescimento das startups. Desde sua criação, o San Pedro Valley tem sido um catalisador para o desenvolvimento de empresas inovadoras e disruptivas.
Matt Montenegro é um membro ativo e influente no San Pedro Valley. Sua participação na comunidade tem sido marcada por diversas contribuições significativas, como a criação do grupo SUPBRA, que faz parte do ecossistema do San Pedro Valley, proporcionando um espaço de troca de experiências e networking entre empreendedores.
Como resultado, o San Pedro Valley tem se destacado cada vez mais como um hub de inovação no Brasil. A comunidade tem atraído investimentos, talentos e parcerias estratégicas, impulsionando o empreendedorismo e gerando impacto positivo na economia local.
No contexto dessa comunidade, Matt fundou também a Beved, plataforma para divulgar aulas online e offline, que surgiu em 2012 e foi uma das startups participantes do SEED, programa de fomento à inovação do Governo de Minas Gerais.
➡ Leia mais: Como construir recorrência a partir de comunidades
A Pingback acabou: como lidar com o layoff
A Pingback é uma plataforma voltada para os criadores de conteúdo digital, especialmente em formato de texto, e é pensada para quem quer construir uma comunidade própria, como para disparos de newsletter.
Mas a ideia da Pingback começou com o propósito de manter a audiência e os seguidores fora do contexto das redes sociais. Assim é possível estreitar o relacionamento com eles e entregar o conteúdo direto para a audiência, de forma mais pessoal e sem interferência.
Dessa forma, a Pingback é um modelo de negócio pensado para trabalhar a longo prazo, para a construção de manutenção dessas comunidades de maneira sólida. No entanto, Matt Montenegro conta que houve uma ruptura nesse alinhamento que, a longo prazo, levou a uma crise interna, culminando no layoff.
🪦A PINGBACK ACABOU
— Matt Montenegro (@eusouomatt) March 3, 2023
Passados três anos de intensos esforços desde sua fundação, tomei a decisão de encerrar a @pingbackoficial.
😪 O que isso significa na prática?
Estamos construindo uma nova Pingback desde o Q3/22 corrigindo graves erros cometidos, como ↘
“A gente fechou uma rodada de investimento quando começou um derretimento muito grande de mercado, a gente foi o chapéu do Indiana Jones, foi muito desgastante (…) Eu voltei [de férias] e tinha esse desalinhamento, as pessoas estavam em outro ritmo (…) A gente teve uma demora em resolver esse desalinhamento, a gente teve uma perda de foco, e gastei em torno de seis meses para resolver essa questão societária”. (Matt Montenegro, Cofundador da Pingback)
O layoff, termo que se refere à demissão em massa de funcionários de uma empresa, é uma realidade enfrentada por muitas startups de tecnologia, especialmente no mercado de SaaS.
Em momentos de incerteza econômica ou mudanças no mercado, essa medida pode se tornar necessária para garantir a sustentabilidade e o futuro da empresa.
A importância do alinhamento entre os sócios
Durante um processo de layoff, é fundamental que os sócios estejam alinhados em relação às decisões e à comunicação com os funcionários.
O planejamento prévio, com um diálogo aberto e honesto entre os fundadores, é essencial para que todos estejam preparados para enfrentar a situação da melhor forma possível.
Além disso, é importante que os sócios estejam unidos na definição de critérios claros para a escolha dos colaboradores que serão impactados pelo layoff, baseando-se em aspectos objetivos e evitando conflitos internos.
“A gente teve esse desalinhamento [entre sócios] e eu deveria ter aceitado sair como um vilão da história, ter assumido o dano de ser mal visto pelo mercado ou pelo time aqui dentro, porque, no longo prazo, as pessoas entenderiam minhas ações em benefício e proteção da companhia. Só que eu demorei muito, tentei ser mais amigável e pacífico, em vez de tirar o Band-Aid de uma vez”. (Matt Montenegro, Cofundador da Pingback)
O mercado mudou: o que fazer agora?
Após o layoff, é crucial avaliar a nova realidade do mercado e reavaliar a estratégia da empresa. É possível que mudanças significativas tenham ocorrido, exigindo uma adaptação rápida.
Nesse contexto, é importante buscar insights e feedback dos clientes para entender como suas necessidades mudaram e como a empresa pode se reposicionar.
“A gente estava apostando que a gente poderia fazer uma queima de caixa acelerado para alcançar resultados. E a gente bateu no muro, porque mudou completamente o cenário. E não só mudou, como a grana que a gente captou, ela passou a valer menos; se a inflação ‘tá’ alta, eu tenho menos dinheiro. Parece óbvio, mas a gente demorou a entender isso”. (Matt Montenegro, Cofundador da Pingback)
Investir em pesquisas de mercado, análise competitiva e monitoramento das tendências do setor é fundamental para identificar oportunidades de crescimento e inovação.
Também é necessário redimensionar despesas de acordo com o mercado. O contexto do país durante o layoff na Pingback se mostrava instável devido às eleições presidenciais de 2022 e oscilações do dólar. Além dos problemas de logística nesse mesmo período e a alta na inflação.
“A gente tinha que ter sentado com todos os nossos investidores e mudado radicalmente nossa estratégia e replanejar, porque mudou muito, então, a gente demorou a fazer isso e foi um outro problema”. (Matt Montenegro, Cofundador da Pingback)
O recomeço da Pingback
Após um processo de layoff, é necessário reorganizar a estrutura da empresa e realocar recursos de forma eficiente. É recomendado realizar uma análise cuidadosa das funções e responsabilidades dos colaboradores restantes, redefinindo papéis e garantindo que a equipe esteja alinhada com os novos objetivos da empresa.
Também é importante oferecer suporte emocional aos funcionários que permaneceram, fornecendo clareza sobre o futuro da empresa e oportunidades de crescimento.
“O peso de tomar uma decisão dessas é enorme, isso nos consome por dentro, nos deixa sem dormir e também faz a gente demorar um pouco mais para tomar a decisão de demitir (…) O time que ficou sofreu muito e, obviamente, a perda das pessoas nesse sentido também foi muito dolorida”. (Matt Montenegro, Cofundador da Pingback)
Outro aspecto fundamental é a comunicação transparente e efetiva com a equipe. Manter todos informados sobre os motivos por trás do layoff, as mudanças que estão sendo implementadas e as expectativas futuras, ajudará a manter a confiança e a motivação dos colaboradores.
Além disso, é válido buscar parcerias estratégicas, investimentos ou recursos adicionais para impulsionar o crescimento da empresa, buscando diversificar as fontes de receita e mitigar riscos futuros.
Em conclusão, lidar com o layoff em startups de SaaS e tecnologia exige um planejamento cuidadoso, alinhamento entre os sócios e uma abordagem estratégica para reestruturar a empresa.
Embora seja um processo desafiador, com as estratégias certas é possível superar essa fase e retomar o crescimento sustentável. O importante é aprender com as lições do passado, adaptar-se às mudanças e aproveitar as oportunidades que surgirem no novo cenário do mercado.
Ouça o Projeto SaaS
O Projeto SaaS é um podcast voltado para empreendedores e entusiastas de Software as a Service (SaaS).
O cast foi criado para fomentar o mercado SaaS no Brasil e, para isso, traz profissionais experientes para discutir assuntos importantes na construção e crescimento de um produto SaaS.
Disponível no Spotify, Apple e Google Podcasts para você ouvir de onde estiver.