#03 Como construir um SaaS para um mercado distante do seu? 

Projeto SaaS Episódio 3 – Como construir um SaaS para um mercado distante do seu? 

Já pensou em iniciar um empreendimento em uma área completamente desconhecida e diferente da sua? No podcast #3 do Projeto SaaS, Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes conversam com Leandro de Castro, que conta como essa aposta pode dar certo. 

Contrariando as expectativas, Leandro saiu completamente do seu nicho ao criar um SaaS, o Codental, voltado para a área odontológica a partir de necessidades que via no mercado. 

Abordando o projeto desde seu início, Leandro fala sobre como começou, quais foram seus diferenciais e dá dicas para quem também quer tirar um projeto do papel. Confira! 

Quem é o Leandro? 

Leandro é programador e conta  que sempre quis desenvolver algo que fosse inovador. Foi enquanto morava em Florianópolis e estava insatisfeito com a própria profissão, quis fazer algo diferente e começou um projeto paralelo que na época não tinha nada a ver com o produto atual. 

Antes da criação de seu SaaS, Leandro trabalhava com um site onde sua renda vinha através de anúncios, porém, as constantes mudanças do Google e dos logaritmos o faziam perder tempo e dinheiro com as adaptações. 

A partir dessa insatisfação surgiu a ideia de desenvolver um sistema que o permitisse entrar em contato com seus clientes sem a ajuda de terceiros. 

Como surgiu a Codental? 

Com a ideia em mente, Leandro junto ao seu sócio, também programador, decidiram desenvolver um novo produto. 

“Invariavelmente a gente tende a procurar por coisas que a gente domina, não é? Só que essa não era a questão. A gente não queria algo que a gente dominasse, a gente queria uma coisa que simplesmente tivesse demanda”, diz Leandro. 

Essa iniciativa inovadora não foi tomada de forma precipitada, Leandro ressalta que tudo foi minuciosamente avaliado antes de sair do papel, utilizando sempre do tráfego e concorrência como base. 

Em quatro meses já haviam lançado uma versão teste, devido a urgência que sentiam em identificar se o ramo valeria ou não o investimento.  Para isso, os testes deveriam ser feitos por pessoas que realmente precisassem da Codental

O objetivo era observar o número de cadastros e verificar se o diagnóstico inicial estava correto, ou seja, se realmente aquele seria um SaaS necessário para a categoria. 

A importância do bom feedback

Inicialmente, a Codental foi testada por  cinco dentistas.  Como nenhum dos desenvolvedores era profissional da área, tudo o que iriam lançar e mudar em seu projeto conversavam com esses clientes e eles davam feedbacks valiosos. 

Para conseguirem atingir mais pessoas e terem um maior contato com o público que usaria de fato o SaaS, investiram em publicidade de forma paga nas redes sociais. 

Depois de colher todas essas avaliações, Leandro e seu sócio voltaram a desenvolver a Codental, melhorando cada vez mais as versões.

 “O que fica de aprendizado é: teste o SaaS o mais rápido possível, sem se comparar com os outros. Só assim você vai saber se está no caminho certo”, aconselha Leandro. 

Mas, como separar o bom feedback do que pode não ser tão útil?  

Ao longo do desenvolvimento da Codental os desenvolvedores tiveram que dizer não a alguns pedidos e feedbacks de clientes. Mas como saber quando dizer não? 

Leandro conta que avaliava cada uma das sugestões recebidas e se questionava se algumas funcionalidades sugeridas poderiam ser úteis para a maioria dos usuários ou não.

A partir disso tiveram um processo de validação e priorização, com a ajuda de uma planilha onde todos os pedidos são colocados e, com um computador do lado, eles analisam o que é mais pedido, desenvolvem um questionário para ver a necessidade, e só então desenvolvem. 

Os resultados 

Ao contar dos seus resultados, Leandro ressalta o fogo que ele e seu sócio tiveram na ideia inicial. O produto passou por melhorias, mas sem virar algo totalmente diferente, já que seu objetivo era uma ferramenta de comunicação útil e bem trabalhada. 

Ao gravar o podcast, Leandro relatou que seu SaaS tem cerca de 400 clientes e recebe 81% das avaliações entre 9 e 10 de satisfação e alega que não existe um “instinto” para isso, é tudo trabalho com dados e pesquisa. 

Para ele, o contato humano foi algo diferencial que as outras marcas não tem. Assim como eles não entendem de odontologia, o dentista não entende de tecnologia, por isso, seu sistema de suporte é algo que faz com que o usuário que saia volte em duas semanas. 

Por conta disso a Codental tem uma taxa muito baixa de cancelamento, sendo o último a cerca de seis meses antes da gravação do podcast. 

Como essa foi a primeira vez desenvolvendo um SaaS para quem não entende de tecnologia, era fundamental explicar tudo com uma linguagem clara.

Por exemplo, ao serem questionados sobre a segurança do sistema, os desenvolvedores usam o exemplo da ficha de papel. “Se você perder a ficha de um paciente eu não vou conseguir achar para você, mas, se você apagar por acidente dentro do aplicativo, eu consigo recuperar”, explica Leandro. 

O que o Leandro e a Codental deixam de dica para quem está desenvolvendo um SaaS?

 

Uma das recomendações do Leandro foi o livro “O teste da mãe: como conversar com os seus clientes e descobrir se sua ideia é boa mesmo com todos mentindo pra você” que ensina a fazer perguntas de uma forma que incentive os clientes a serem verdadeiras.  

Para ele essa é uma parte fundamental, já que, como leigo na área, precisou da opinião sincera de dentistas que contavam suas dores com outros softwares e eles tentavam investir justamente naquilo. 

De acordo com Leandro, isso foi o que fez a Codental ser um projeto que “menos sofreu curvas” porque eles foram bem incisivos no que precisavam. O ideal é ter o máximo de informação possível e fazer parcerias. 

Por esses motivos ele acredita que o ideal para quem pretende criar um SaaS seja o aprofundamento sobre o assunto através de leituras e muita análise da concorrência com base no que está funcionando e o que não funciona. 

Acompanhe nosso podcast! 

O Projeto SaaS é um podcast voltado para empreendedores e entusiastas de Software as a Service (SaaS). 

O Cast foi criado com objetivo de fomentar esse mercado no Brasil e por isso, traz profissionais experientes para discutir assuntos importantes para a construção e crescimento de um produto SaaS.  

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