#01 – O que aprendemos com 5 anos de SaaS?

O Projeto SaaS é um Podcast voltado para empreendedores e entusiastas de Software as a Service (SaaS). O cast foi criado com o objetivo de fomentar esse mercado no Brasil e por isso, traz profissionais experientes para discutir assuntos importantes para a construção e crescimento de um produto SaaS. Este é o nosso primeiro episódio e você pode saber como ouvir aqui. 

No episódio #01 “O que aprendemos com 5 anos de SaaS?” , Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes, fundadores do Reportei discutem como foi a jornada e os aprendizados de tirar um SaaS do papel.

O que aprendemos com SaaS e muito mais

Uma conversa que sintetiza mais de meia década não só os aprendizados dos cofundadores do Reportei, Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes, como também as suas principais descobertas ao longo desses últimos anos.

Pode-se dizer que 5 anos de founder é bastante tempo quando se considera a velocidade com que as tecnologias evoluem. Mas, por mais que a transformação digital aconteça, conquiste espaços e altere o mercado cada vez mais rápido, uma coisa é pertinente: quando as pessoas e as suas necessidades são o principal ponto de partida para alcançar bons resultados ou melhorias nos serviços oferecidos, é possível encontrar métodos e soluções que otimizam a rotina das empresas, gerando boas experiências e valor na vida delas.

Para começar essa troca e entender a dinâmica, o que dizer para alguém que quer se aventurar pela primeira vez no mercado de SaaSs ou que ainda está passando pelos primeiros 5 anos de atuação?

“O que eu falaria para o Rodrigo, um pouquinho antes do Reportei, é que você precisa entregar uma solução de algo que já existe, mas que não é feito de forma otimizada. (…) Um dos aprendizados que eu sempre tento trazer até agora é: isso que você está propondo é algo da sua cabeça ou você observou nos clientes e, de fato, é uma coisa que eles fazem e que você pode melhorar antes de propor uma coisa nova?” 

A fala é do Rodrigo que, além de co-founder na Reportei, é desenvolvedor autodidata desde os 12 anos de idade, somando mais de 10 anos de experiência na área. 

Seu sócio e co-fundador do mesmo SaaS, Renan Caixeiro, é diretor na Agência E-Dialog Comunicação Digital, casa onde soma mais de 11 anos de caminhada e que, inclusive, contribuiu de maneira excepcional no desenvolvimento do primeiro produto da dupla, que surgiu em 2015. 

O Reportei hoje em dia

Hoje, o Reportei é um software conhecido em todo país, além de ter abrangência internacional, em mais de X países. Ele gera relatório em até 3 segundos de redes sociais e outros canais, como Google Ads e RD Station, por exemplo, somando mais de 20000 empresas e freelancers no Brasil e no mundo. 

Ao obterem a ferramenta, passam a gerenciar melhor o tempo, produzindo com mais praticidade, eficiência e controle. Com a rotina otimizada, garantir o controle dos processos e a satisfação dos clientes não é mais uma missão impossível.

Mas, bem antes disso, quando já vislumbravam o universo de possibilidades que os softwares podiam oferecer enquanto um serviço, o Reportei – que ainda não existia – quase deixou de se tornar uma realidade. Ainda faltava algo para que, de fato, a ferramenta pudesse ser atrativa e, principalmente, funcional o suficiente para ser comprada. Pelo menos, à realidade da agência da E-Dialog – que já tinha cinco anos de caminhada – não atendia, o que levou Renan a negar a proposta feita por Rodrigo que, por sua vez, ainda não conhecia as dores do empresário. 

Nessas situações, e adiantando a dica dos hosts, é preciso adentrar no universo e na realidade do cliente, além de ter paciência e não se apegar ao produto. Nas palavras do co-fundador do Reportei Renan Caixeiro, 

“é um processo. (…) A mente das pessoas precisa de tempo. Na verdade, qualquer empresa bem sucedida precisa de tempo para chegar em um ponto que leva a algum mínimo destaque.”

O Reportei, segundo Rodrigo Nunes, precisou de pelo menos dois anos para ter um certo destaque no mercado. Antes disso, o desenvolvedor precisou desbravar as arenas de uma agência de Marketing Digital, assim como Renan fez com a área de desenvolvimento, participando de diversos grupos de Facebook e até mesmo de eventos do segmento, por mais que não tivesse conhecimento em programação.

Dica de leitura!

Na conversa,  Renan então sugere o livro “Rework” ou, para nós, “Reinvente sua empresa”, livro dos autores – e criadores do Basecamp – Jason Fried e David Heinemeier Hansson que, inclusive, deve ser bastante comentado nos episódios do cast.

O conteúdo é destinado àqueles que procuram por formas de aumentar a produtividade da equipe, além de colaborar com dicas para tornar os processos mais eficientes e mais inteligentes para alcançar o sucesso, assim como pretende o podcast Projeto SaaS.  

Disponível na versão original e também em português, a leitura é indicada para quem está em um emprego indesejado e que ainda sonha em tirar do papel o próprio projeto. 

(fonte: Google Imagens)

Um dos aprendizados relatados no cast vai ao encontro do pensamento dos autores, que acreditam que as empresas precisam criar poucas coisas muito boas ao invés de várias razoáveis.

Ao citar o livro, Renan ressalta o quanto é importante “desenvolver um produto para atender a uma coisa real, para alguém que é real, (…) e ser mais humilde o suficiente para deixar de lado a crença, tendo cuidado com o pré-conceito que você vai ter para com o seu cliente, seja subestimando ou superestimando ele”.

É preciso conhecer a fundo a realidade dele, assim como as suas principais dores, para que seja possível gerar um produto que – de fato – fará sentido para ele e as necessidades da empresa ou equipe, além de manter sempre uma relação de proximidade e contato constante. Dessa forma, é possível melhorar o SaaS ao longo do tempo.

Dica de palestra para entender melhor o Ep#01  O que aprendemos com SaaS!

Antes de encerrar a conversa, Rodrigo propõe assistir palestra do David Heinemeier Hansson, de 2008, disponível no canal Startup School, no YouTube. No vídeo, você confere os principais insights do profissional que criou o Ruby on Rails, um dos frameworks mais utilizados no desenvolvimento de softwares.

(Fonte: Google Imagens)

A palestra é marcante para o host, pois, ao invés de querer criar algo diferente de tudo que já existe, ele entende que – na verdade – é preciso construir algo que já está no o mercado, sendo utilizado pelos profissionais e que precisa ser otimizado, senda essa uma percepção que o desenvolvedor não tinha no início da sua jornada.

Quer conhecer mais toda essa história, a dinâmica e os desafios enfrentados pelos cofundadores do Reportei e até mesmo conferir mais dicas, além dos aprendizados adquiridos com o desenvolvimento de um SaaS, escute o episódio #01 – O que aprendemos com 5 anos de SaaS? do Podcast Projeto SaaS que, em suma, consegue compactar os principais insights concebidos através das experiências e percepções cruciais dos co-founders do mercado. 

Já nos segue no Instagram e no Spotify para não perder os episódios? Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *