No décimo episódio do Projeto SaaS, Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes, fundadores do Reportei, conversam sobre como construir uma mentalidade MVP e validar o Produto Mínimo Viável. Abordam também como a metodologia é útil mesmo quando já se tem um SaaS avançado no mercado.
O MVP, traduzido do inglês como Produto Mínimo Viável, é um conceito muito utilizado em empresas SaaS para criar produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes, economizando tempo e recursos.
Mas o que é exatamente um MVP? E como as empresas SaaS podem aplicar a mentalidade MVP em seus processos de desenvolvimento de produtos? Continue lendo a seguir para responder a essas questões.
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A mentalidade MVP em empresas SaaS
Empresas de software como serviço (SaaS) estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo. De acordo com um relatório do Gartner, o mercado global de SaaS cresceu 14,1% em 2022, atingindo uma receita total de US$ 145 bilhões.
Mas como as empresas SaaS conseguem criar produtos de sucesso em um mercado tão competitivo? Uma resposta é a mentalidade MVP.
A mentalidade MVP em empresas SaaS consiste em focar no lançamento de produto ou serviço mínimo viável no mercado, a fim de testá-lo rapidamente antes de escalar a produção ou aprimorar funções, e obter feedback dos usuários.
O MVP é extremamente importante para empresas SaaS (Software as a Service), pois permite que elas testem suas ideias de negócio, economizem tempo e recursos, e reduzam o risco de falha no lançamento do produto.
Além disso, o feedback obtido dos usuários durante a fase do MVP pode ajudar as empresas a entender melhor a demanda dos clientes e aprimorar o produto de acordo com as necessidades deles.
“A mentalidade MVP implica que você sabe que, quando inicia uma nova atividade, precisa entender que vai ter que fazer testes e entender se deu certo antes de dar o próximo passo. E entender também que isso não acontece da noite para o dia”. (Renan Caixeiro, CMO do Reportei.com)
O que é MVP?
O MVP, ou Produto Mínimo Viável, é uma versão inicial e simplificada de um produto ou serviço. Seu objetivo é testar a validade da ideia de negócio e obter feedback dos usuários, antes de investir tempo e recursos na criação de uma versão mais completa.
“O escopo do MVP deve ser definido pela solução que você vai dar para o problema que quer resolver. Isso não quer dizer que o produto vai ser pior. Ele vai resolver aquele problema com uma solução mais simples do que aquela sofisticação que você imagina”. (Rodrigo Nunes, CTO do Reportei.com)
O objetivo da validação é entender eventuais mudanças que devem ser feitas, como retirar ou adicionar funcionalidades, mudar nomenclaturas ou, ainda, rever o investimento que estava previsto até então.
4 Tipos de MVP para SaaS
O produto mínimo viável também pode ter o objetivo de incentivar que as pessoas utilizem o produto ou serviço e entendam as ferramentas.
Dessa forma, existem alguns tipos de MVP e destacamos a seguir alguns que podem ser mais interessantes para SaaS:
- MVP Protótipo: Ideal para softwares e funcionalidades complexas, consiste em uma versão mínima e viável do produto final, com as ferramentas básicas para atender às necessidades dos clientes.
- MVP Mágico de Oz: Uma versão do produto em que um humano executa tarefas que parecem automatizadas. É uma maneira de testar a experiência do usuário antes de criar o produto real.
- MVP Single Featured: Se concentra em uma única funcionalidade do produto, em vez de fornecer uma visão geral. É uma estratégia útil para testar o mercado quando se tem orçamento limitado e obter feedback antes de investir recursos consideráveis no desenvolvimento do produto completo.
- MVP Smoke: Também conhecido como MVP Fumaça, tem como objetivo validar a demanda de mercado para um produto ou serviço, sem realmente construir nada. É uma estratégia valiosa para empresas que desejam minimizar o risco ao lançar um novo produto ou serviço
Cada tipo de MVP é adequado para uma situação específica e pode ser usado para testar diferentes aspectos de um produto ou serviço. O tipo de MVP escolhido dependerá do estágio do desenvolvimento do produto e dos objetivos da empresa em relação ao teste do produto no mercado.
Como construir um MVP?
Para construir um MVP, é necessário identificar as principais funcionalidades que o produto ou serviço deve ter e que são essenciais para validar a ideia de negócio.
O foco deve estar em desenvolver uma versão simples e funcional, sem se preocupar com recursos secundários. Alguns passos importantes para construir um MVP são:
- Identificar as funcionalidades essenciais do produto;
- Priorizar ferramentas de acordo com sua importância;
- Desenvolver um protótipo com essas funcionalidades;
- Testar o protótipo com usuários;
- Coletar feedbacks e usar essas informações para aprimorar o produto.
Algumas grandes empresas que investiram em um produto mínimo viável são o Dropbox e o Buffer.
O Dropbox começou como um MVP que permitia aos usuários armazenar e compartilhar arquivos online. A empresa criou um vídeo de demonstração e um formulário de inscrição para que as pessoas se inscrevessem e experimentassem o produto.
Com base no feedback inicial desses usuários, desenvolveram e aprimoraram o produto ao longo do tempo, adicionando recursos, como sincronização automática de arquivos, colaboração em tempo real e integração com outros aplicativos.
Já o Buffer, ferramenta de gerenciamento que permite agendar postagens em redes sociais, começou como uma planilha simples para agendar postagens no Twitter.
A partir dos feedbacks de usuários, a empresa adicionou suporte a outras plataformas de mídia social, criou uma interface mais amigável e adicionou recursos como análise de desempenho de publicações.
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Benefícios do produto mínimo viável para SaaS
A mentalidade MVP pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento do seu SaaS, além de poupar tempo de desenvolvimento do seu produto ou serviço, como vimos anteriormente.
Para aplicar na prática essa metodologia no dia a dia do seu SaaS, destacamos algumas vantagens de desenvolver um produto mínimo viável:
- Menor risco financeiro: com um produto ou serviço baseado em uma demanda que existe no mercado, as empresas podem prever seu sucesso a longo prazo e entender se o investimento vale a pena;
- Fidelização de clientes: mesmo na fase básica, o MVP já pode conquistar os clientes que veem potencial no produto e o entendem como uma solução que eles precisam. No futuro, isso também pode reduzir o custo de aquisição de novos clientes;
- Menor barreira de entrada: a partir do feedback dos primeiros usuários fica mais fácil corrigir erros e entender as funcionalidades que fazem mais sentido para o cliente final;
- Superar a concorrência: via de regra, lançar um SaaS exige conhecimento do mercado. Nesse ponto, o produto mínimo viável pode ser um bom termômetro se o seu produto oferece recursos que um concorrente não tem ou soluciona problemas que ele não consegue.
“No mercado de software, a gente consegue atualizar e ir modificando o produto (…) Existe só um caminho: melhorar seu produto ou ser substituído. Porque o mercado, independentemente do nicho de atuação, vai evoluindo aos poucos e você precisa garantir que seu software esteja adequado a esse mercado”. (Rodrigo Nunes, CTO do Reportei.com)
5 erros comuns na mentalidade MVP
Construir um MVP é uma parte crucial do processo de desenvolvimento de produto, e é importante lembrar que alguns erros podem ser cometidos durante esse processo.
A seguir listamos os erros mais comuns que as empresas devem evitar ao construir um MVP:
- Não identificar claramente a necessidade do cliente: Um MVP deve resolver um problema ou atender a uma necessidade específica do cliente. Se a empresa não identificar essa necessidade com precisão, é provável que o MVP não atenda às expectativas do mercado.
- Tentar construir um MVP completo: Tentar construir um MVP completo pode levar a gastos excessivos de tempo e recursos e tornar o processo menos ágil.
- Não coletar feedback suficiente: Se a empresa não coletar feedback suficiente dos usuários, não poderá fazer melhorias significativas no produto antes de lançá-lo.
- Não se dispor a fazer mudanças: O MVP é projetado para mudar com base no feedback do mercado. Estar disposto a fazer mudanças significativas no MVP com base no retorno do usuário faz parte do processo.
- Não testar o MVP com um número suficiente de usuários: Para que o feedback seja significativo, o MVP deve ser testado com uma boa quantidade de usuários, assim o feedback será representativo do mercado.
Evitar esses erros comuns pode aumentar suas chances de construir um MVP bem-sucedido, que auxilie no desenvolvimento e sucesso do seu produto final.
Ter uma mentalidade MVP, afinal de contas, é entender que empreender e desenvolver novos produtos envolve também um período de testes e aprendizados e exige cautela e um pensamento aberto a outras e novas possibilidades.
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