No episódio #9 do Projeto SaaS, Renan Caixeiro e Rodrigo Nunes, fundadores do Reportei.com, conversam com Arindo Duque, do WP Último, e Leandro Castro, da Codental, sobre como encontrar um CTO — o sócio e co-fundador técnico — para seus SaaS.
Neste artigo abordamos:
- Quem é o CTO e suas funções;
- Características para buscar em um CTO;
- Contribuições de um sócio não-técnico em uma empresa de tecnologia;
- A importância do conhecimento técnico e de negócios para um SaaS.
Arindo Duque, do WP Último
Programador desde os 15 anos, há mais de 10 anos trabalha com WordPress e desenvolve tudo a partir dele, incluindo apps. É fundador do WPUltimo.com e organiza a Comunidade WordPress de Juiz de Fora – Minas Gerais.
Leandro Castro, da Codental
Leandro é programador e sempre quis um negócio inovador. Começou um projeto paralelo e deu vida ao Codental, um software odontológico que automatiza o gerenciamento de clínicas desse mercado.
Ouça o episódio #9 completo clicando no link
Quem é o CTO e quais as suas funções?
CTO é a sigla para Chief Technology Officer, ou em português, Diretor de Tecnologia. Este é um cargo de liderança, voltado para estratégias e direção da tecnologia dentro de uma empresa. Dentre as responsabilidades de um CTO podemos citar:
- Gerenciar uma equipe de tecnologia dentro de uma organização;
- Criar e implantar estratégias de tecnologia
- Implementar políticas de segurança de dados;
- Gerenciar o orçamento tecnológico da empresa;
- Garantir que tecnologia e objetivos do negócios estejam alinhados.
A tecnologia fez com que o papel do Diretor de Tecnologia evoluísse. Por isso, além de trabalhar em estreita colaboração com a equipe de TI, um CTO se relaciona com outros líderes, como o CEO e o CMO, garantindo alinhamento com as estratégias gerais do negócio.
“Ser CTO exige habilidades além da técnica, de escrever o código. Você precisa de fato entender o porquê você ‘tá’ fazendo aquelas coisas e como a pessoa que vai usar aquele software vai se sentir ao longo desse processo.” (Rodrigo Nunes, CTO do Reportei.com)
Características para buscar em um CTO
Para se tornar um CTO, é necessário ter uma formação em ciência da computação, engenharia ou áreas afins de tecnologia da informação. Afinal, entender sobre desenvolvimento e programação é só a ponta do iceberg para um CTO de SaaS.
Para além disso, ter uma vivência prévia em liderança e gerenciamento de equipes de tecnologia, já que o cargo exige habilidades como boa comunicação, negociação e tomada de decisões estratégicas.
Por fim, um CTO precisa ser versátil, pois será um ponto chave em parcerias estratégicas. Isso pode incluir o desenvolvimento de integrações com outras plataformas e a colaboração para desenvolver novos produtos e soluções.
Leia também: É possível criar um SaaS sem saber programar?
Renan Caixeiro, sócio do Rodrigo no Reportei.com, fala sobre a experiência de procurar alguém que pudesse auxiliar de forma técnica no SaaS de relatórios.
Eu procurei programadores freelancer, cheguei até a fazer um produto ou outro, mas [para o Reportei] tinha que ser alguém com um domínio técnico. Eu falei: ‘cara não vai dar para terceirizar’. E aí eu vi que era preciso ter um sócio mesmo, alguém que fosse empreendedor, porque a pessoa teria visão de negócio. (Renan Caixeiro, CMO do Reportei.com)
A importância do CTO para um SaaS
Um Diretor de Tecnologia é fundamental em um SaaS (Software as a Service), já que a tecnologia é o carro-chefe do produto ou serviço oferecido nesse tipo de negócio.
O CTO é crucial em um SaaS, por isso, tenha em mente algumas funções específicas para encontrar em um CTO:
- Criação e aprimoramento de produtos: É o CTO quem lidera a equipe na criação ou aperfeiçoamento dos produtos. Ou seja, pensa em novas funcionalidades, interface de usuário, integração com outras plataformas e melhorias no desempenho.
- Gerenciamento de infraestrutura e segurança: O diretor de tecnologia é responsável por gerenciar a infraestrutura tecnológica robusta que um SaaS demanda, como bancos de dados, redes e sistemas de segurança.
- Monitoramento e análise de dados: O CTO monitora e analisa os dados gerados pelos usuários. São eles que auxiliam na tomada de decisões dos negócios e melhorias no SaaS.
- Inovação tecnológica: Acompanhar evoluções tecnológicas e avaliar como elas podem ser implementadas também é um papel do CTO. Por exemplo, o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, para melhorar a experiência do usuário e a eficiência de processos.
“Se você é desenvolvedor, não basta saber programar senão você vai entregar um Excel automatizado para alguém e isso não resolve. Se você é uma pessoa tentando encontrar um desenvolvedor, precisa conseguir identificar alguém que tem um potencial de entender sobre o negócio, não só programar.” (Rodrigo Nunes, CTO do Reportei.com)
Como um sócio não-técnico apoia uma empresa SaaS
Agora, se você é um desenvolvedor querendo tirar um SaaS do papel, saiba que um sócio não-técnico terá muito a agregar em sua jornada empreendedora.
O sócio não-técnico é a parte proprietária do SaaS que vai contribuir em outras decisões e demandas na gestão do negócio, senão a técnica, como o nome já sugere.
A importância dessa parceria com um ou mais sócios é liberar o CTO para se concentrar nas questões técnicas que só ele teria a capacidade de resolver.
Em geral, o sócio não-técnico é alguém que está voltado para vendas, mas existem várias maneiras pelas quais ele pode apoiar um diretor de tecnologia em uma empresa SaaS.
Isso inclui, dentre outras coisas, definir o público, identificar oportunidades no mercado e estabelecer metas que vão garantir o crescimento do SaaS. Pode também estar voltado às finanças, à rentabilidade do produto e monitorar indicadores financeiros-chave.
Finalmente, o sócio não-técnico pode ajudar, ainda, a expandir a rede de contatos da empresa, estabelecendo conexões com investidores, parceiros e clientes em potencial. Além disso, firmar parcerias estratégicas com outras empresas e identificar oportunidades de investimento.
Um dos convidados do episódio, Arindo Duque que está a frente do SaaS WP Último, destaca a importância de aliar o perfil técnico ao perfil vendedor.
“Eu e Rodrigo [Nunes] desenvolvemos outros projetos juntos. Nós éramos duas pessoas com perfil extremamente técnico, com um desafio técnico pra gente aprimorar as nossas habilidades. Então a gente sempre levou muito para o lado da orientação técnica e a parte da idealização do produto acabava ficando de lado”. (Arindo Duque, desenvolvedor e fundador do WP Último).
O que um CTO deve observar em um “sócio vendedor”
Um bom sócio vendedor é alguém que, além de possuir habilidades de gestão e visão estratégica para o negócio, tem também habilidades e experiência em vendas. Por isso, destacamos algumas das principais responsabilidades de um sócio vendedor:
- Identificar oportunidades de negócios: O sócio vendedor deve estar atento a novas oportunidades de vendas, seja em novos mercados ou em clientes existentes.
- Gerenciar o processo de vendas: Com base na análise do mercado, o sócio vendedor precisa entender as estratégias de vendas mais eficazes, que atendem ao cliente e geram rentabilidade. Além de entender como gerenciar e nutrir leads e acompanhar e medir o progresso das vendas.
- Construir e manter relacionamentos com os clientes: O sócio vendedor deve ser capaz de entender as necessidades do cliente e fornecer soluções que atendam a essas necessidades, ao mesmo tempo que constrói relacionamentos duradouros.
- Comunicar-se efetivamente: O sócio vendedor precisa de excelente comunicação, tanto para lidar com clientes, quanto com a equipe interna. Ele deve ser capaz de apresentar com clareza os produtos e serviços e deve ter habilidades para negociar e fechar vendas.
No geral, um bom sócio vendedor é alguém que tem habilidades fortes de gestão e visão estratégica, mas também tem habilidades e experiência em vendas, permitindo que ele promova efetivamente a empresa, seus produtos e serviços e encontre oportunidades de negócios.
Conhecimento técnico e de negócios: aliados para um SaaS de sucesso
Unir conhecimento técnico e de negócios é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente para empresas de tecnologia como SaaS.
Isso porque ambas as habilidades são necessárias para criar um produto que atenda às necessidades dos clientes e que tenha um modelo de negócios sustentável.
Da mesma forma, aliar os dois garante que as decisões sejam baseadas em dados e análises e que esses dados se relacionem com o mercado e com as demandas dos clientes estrategicamente.
Outro ponto importante: para que uma empresa seja bem-sucedida, é fundamental que todos os departamentos trabalhem em conjunto e se comuniquem de maneira eficaz.
Ter conhecimento técnico faz com que as equipes se comuniquem com clareza e entendam o produto, mas ter conhecimento de negócios pode ajudar a entender as necessidades e prioridades de outras áreas, como marketing, vendas e finanças.
E, claro, problemas podem surgir em qualquer empresa e, para resolvê-los, unir ambos os conhecimentos ajuda a chegar à raiz do problema, bem como entender como ele afeta os usuários e o negócio. Assim também vão surgir as soluções mais eficazes.
O processo de lançamento de um SaaS é complexo e requer pesquisas, planejamento, testes e execução criteriosa. Mas unindo forças você poderá entender melhor os negócios e produtos e ver o seu SaaS crescendo.
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