De modelos de preços flexíveis a personalização, as ferramentas para gerenciar SaaS oferecem várias vantagens para empresas de todos os tamanhos.
No entanto, escolher as ferramentas de gerenciamento SaaS corretas para suas necessidades pode ser difícil, afinal, é um mercado em plena expansão e com inúmeras opções.
Por isso, no episódio 6 do Projeto SaaS, Rodrigo Nunes e Renan Caixeiro discutem sobre as ferramentas essenciais para gerenciar um SaaS e o que funcionou na gestão do Reportei, SaaS de relatórios e dashboard no qual são sócios.
Para saber mais sobre ferramentas para gerenciar SaaS, continue lendo a seguir. Você também pode ouvir o episódio completo clicando aqui.
Como escolher ferramentas para gerenciar seu SaaS?
Um software as a service (SaaS) pode auxiliar nas muitas etapas que ocorrem simultaneamente quando se está desenvolvendo um produto. Os SaaS costumam ser criados especialmente para suprir uma demanda.
Existe, por exemplo, a necessidade de controle do tempo, para cumprir prazos, além da gestão de recursos — humanos e/ou financeiros. E com o auxílio das ferramentas certas todo esse processo é facilitado.
Para escolher as ferramentas essenciais para gerenciar um SaaS, alguns aspectos e funcionalidades precisam ser observados, dentre os principais:
- Ter uma lista de tarefas com o objetivo de atribuir atividades e visualizar etapas;
- Também é necessário possuir ferramentas de cronograma para acompanhar os prazos estabelecidos;
- Incluir a possibilidade de compartilhar as demandas com todos os participantes, principalmente, para trabalhos assíncronos;
- Funções de comunicação, como chat e chamadas, também são um diferencial, afinal, esse é um processo crítico na condução de projetos;
- A opção de gerar relatórios pode ser igualmente importante para acompanhar a evolução de processos.
Nem todas essas funções serão encontradas em um único produto — infelizmente. Por isso, listamos a seguir alguns exemplos de ferramentas bem completas e em que cada uma se propõe a ajudar.
Ferramenta para gerenciar métricas de negócios
O ProfitWell é uma ferramenta para SaaS que gerencia métricas contábeis. Com a ajuda de um painel financeiro, o software visa facilitar o entendimento de lucros e recuperar clientes perdidos por meio de relatórios de retenção.
O SaaS é útil, principalmente, para aqueles que têm pouca experiência na área financeira, já que fornece análises que auxiliam na estratégia de preço e promete otimizar os ganhos.
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O software permite também integrações com diversas outras plataformas, dentre elas o Intercom, que falaremos mais à frente, além do Hubspot e Slack. Com a mesma proposta, estão disponíveis no mercado os concorrentes Baremetrics e UpZelo.
Gerenciando projetos com o Basecamp
Que os anfitriões do Projeto SaaS gostam do Basecamp só é novidade para quem ainda não ouviu um episódio do podcast. Afinal, eles sempre citam esse SaaS e não é à toa: a ferramenta é bem completa na gestão de projetos.
O Basecamp é um software para gerenciar projetos e que se adapta a equipes com atribuições e tarefas diversas. O SaaS disponibiliza, dentre outras funcionalidades, chat de mensagens, calendário, lista de tarefas e armazenamento de arquivos.
A plataforma tem ainda funções de compartilhamento, atribuição de tarefas e divisão de times, o que garante mais organização no dia a dia de trabalho e melhor acompanhamento de processos.
Renan Caixeiro ressalta, no entanto, que a ferramenta não é a melhor se você precisa de fluxos de trabalho muito automatizados ou de uma gestão de tempo — apesar da ferramenta permitir integração com apps de produtividade, como o Harvest, por exemplo.
Caixeiro adotou a ferramenta nas duas empresas em que atua, o Reportei, SaaS de relatórios de métricas digitais, e a E-Dialog, agência especializada em inbound marketing.
Rodrigo Nunes destaca também que o Basecamp endossa uma cultura de trabalho assíncrono, já que não mostra se as pessoas estão disponíveis e permite configurar os dias e horários para receber notificações e lembretes.
Como alternativa ao Basecamp, outras ferramentas de gerenciamento SaaS oferecem serviços parecidos, como o ClickUp e o Jira.
Administrando a comunicação com clientes
Dentre as ferramentas essenciais para gerenciar um SaaS estão aquelas que auxiliam, otimizam e facilitam a comunicação e suporte ao cliente.
Com essa proposta, a Intercom facilita a comunicação com clientes que estão usando seu produto. É possível, por exemplo, integrar bots para aumentar a captação de leads e disparar mensagens, seja push ou via app, de acordo com o perfil e momento de compra do cliente.
O objetivo dessa ferramenta Saas é converter os contatos do site em oportunidades de venda, dessa forma também é possível gerenciar um alto volume de novos usuários.
“A partir dos dados da plataforma o Intercom sabe quando deve começar uma nova conversa com seu usuário. Se o cara ‘tá’ na página de upgrade, você pode configurar ‘pra’ que depois de alguns segundos inicie uma conversa em um cantinho da tela perguntando: ‘você tem alguma dúvida?’ ‘gostaria de conversar?’” (Rodrigo Nunes, CTO do Reportei)
Por meio dos dados das conversas é possível analisar as estratégias de venda, entender alguma rejeição a compra do seu produto, além de reunir e esclarecer dúvidas e incertezas do consumidor.
Ferramenta essencial para a gestão de marketing
Já o RD Station Marketing, maior empresa de marketing digital da América Latina, é um software para gerenciar estratégias de comunicação.
O SaaS auxilia no disparo de e-mails marketing e se integra com redes sociais e WhatsApp, dentre outras funções diversas que visam automatizar e escalar os processos de marketing e vendas.
A plataforma facilita integrações para que toda a comunicação possa ser gerenciada em um só lugar, além de funcionalidades que facilitam condicionar e segmentar ações.
A RD Station permite ainda integrar a comunicação entre marketing e vendas, além de dispor diversos planos e assinaturas que se adequam a realidades diversas.
O Hubspot Marketing, também bastante conhecido, principalmente dentre empresas de comunicação, oferece funcionalidades parecidas com a RD Station.
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Benefícios das ferramentas de gerenciamento SaaS
As ferramentas para gerenciar SaaS permitem que as pessoas envolvidas em um produto ou projeto tenham autonomia em suas tarefas e garante maior eficiência e até padronização de processos.
Pensando nisso, listamos alguns benefícios das ferramentas essenciais para gerenciar SaaS:
- Redução de custos. Um estudo americano mostra que empresas estadunidenses gastam cerca de US$ 30 bilhões de dólares em softwares diversos e não utilizados. Um SaaS como ferramenta de gerenciamento pode reunir diversas funcionalidades e diminuir a necessidade de vários programas instalados.
- Mais segurança. Com as ferramentas adequadas para gerenciar um SaaS é possível melhorar a proteção do projeto. Afinal, não haverá necessidade de usar aplicativos que podem comprometer a segurança do projeto ou da empresa.
- Sincronicidade da tecnologia em nuvem. O acesso online garante que não haja preocupações e investimento em recursos e soluções internas, como servidores de dados. Além disso, o trabalho pode ser continuado de qualquer lugar com acesso à internet.
A melhor ferramenta para gerenciar um SaaS depende dos requisitos e necessidades da sua empresa ou projeto. A escolha deve ser baseada nos recursos oferecidos, além de pensar em objetivos a longo prazo.
De SaaS para SaaS: quais ferramentas você já utiliza para auxiliar na gestão de trabalho? Quais outras indicaria para quem está procurando um software? Conte para a gente nos comentários.
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O Projeto SaaS é um podcast voltado para empreendedores e entusiastas de Software as a Service (SaaS).
O cast foi criado para fomentar o mercado SaaS no Brasil e, para isso, traz profissionais experientes para discutir assuntos importantes na construção e crescimento de um produto SaaS.
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